Empresa brinca com fenômeno natural da visão para criar anúncios inteligentes

A nova técnica de projeção desenvolvida pela empresa Lightvert promete revolucionar a maneira como propagandas em outdoor serão apresentadas em ambientes urbanos. O ECHO Display, como é chamado o dispositivo, trabalha com um fenômeno natural da visão humana para criar imagens multimídia de até 200m de altura.

Chamado “persistência de visão”, esse fenômeno natural faz com que a nossa retina enxergue uma espécie de rastro sempre que passamos o olho rapidamente por um objeto luminoso. Esse efeito colateral foi fundamental para que os pesquisadores da Lightvert criassem um dispositivo capaz de reproduzir imagens com apenas alguns pequenos pontos de luz.

O ECHO Display é uma coluna vertical com diversas luzes piscantes, posicionadas uma acima da outra. A memória do aparelho pega uma imagem 2D qualquer, como uma foto, e a quebra em diversas colunas de tamanho igual. As colunas ficam piscando no aparelho, em sequência, para criar uma interessante ilusão de ótica: ao passarmos nosso olho para a esquerda ou para a direita da coluna, nossa retina automaticamente imprime cada uma das colunas em um ponto diferente da nossa visão (graças ao movimento da cabeça), criando uma imagem única.

Veja o Echo Lighvert em ação: https://www.youtube.com/5b2c6cf0-4808-4e26-a448-d3abb781a478

Como a imagem só é visível quando há movimento do rosto, os anunciantes estão interessados em usar esse tipo de tecnologia para divulgar seus produtos em prédios localizados em grandes avenidas, aproveitando assim o movimento dos carros para criar a ilusão de ótica necessária para a propaganda. O mais interessante disso tudo é que, quando não há movimento, tudo que conseguimos enxergar é uma pequena coluna luminosa, fato que torna esse tipo de anúncio ideal para ambientes onde a poluição visual é um problema.

A rede de hotéis Marriot foi a primeira a utilizar esse tipo de publicidade e a inovação chamou a atenção de diversas pessoas. Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, esse tipo de novidade atrai a atenção das pessoas e é justamente o efeito desejado por quem contrata um anúncio. “Acredito que anunciantes irão adorar essa tecnologia, pois chama a atenção na hora. Outra vantagem do ECHO é o fato de esconder o anuncio quando não estamos nos movimentando, o que contribui para diminuir a poluição visual nos centros urbanos”, observa Arie.


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