Esse sensor tátil transforma qualquer coisa em um controle

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveu um sensor ultrafino feito de borracha que pode ser programado para controlar o que você quiser, desde TVs a computadores. Por conta de seu tamanho e simplicidade, a criação pode mudar o rumo dos wearables táteis.

O iSoft vem acompanhado de um software que proporciona a interação com tudo – de gamepads até televisores e telefones móveis.

Lançado no mercado recentemente, a jaqueta da Levi’s em parceria com o Google foi a última movimentação do mercado no que se diz respeito a wereables conectados a aparelhos digitais. O iSoft, no entanto, aparece como uma opção de menor custo e mais acessível ao grande público.

No vídeo-apresentação divulgado no canal do Youtube da Universidade, o dispositivo é testado em diversos tipos de objetos, como em um mousepad, um abajur e até em um travesseiro.

O iSoft não precisa de fiação eletrônica no seu interior. A plataforma de software que o acompanha oferece a capacidade de criar e personalizar sensores suaves ao toque. “Mesmo que você não tenha habilidades conhecimentos específicos sobre a plataforma, você pode modificar qualquer objeto com ele, incluindo objetos com formas complexas”, explica Karthik Ramani, diretor do laboratório de design da Universidade de Purdue, ao portal Engadget.

O sensor iSoft é feito de uma borracha de silicone “piezoresistiva” de carbono, que quando tocada altera a resistência elétrica para fornecer dados de detecção. Enquanto isso, um algoritmo permite que o sensor interaja continuamente com as interfaces mesmo quando está sendo esticado ou deformado. Mas, ainda há um tempo para ir antes que o kit de ferramentas veja a luz do dia. Por enquanto, o Office of Technology Commercializtion da Universidade Purdue possui uma patente patenteada para o iSoft. Os pesquisadores irão prender mais detalhes no Simpósio ACM sobre Software e Tecnologia de Interface de Usuário (UIST) em Quebec City, Canadá, amanhã.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *