EUA investirá US$ 35 milhões em softwares de educação

Comprar_Desenvolver

A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NFS) investirá US$ 35 milhões em softwares voltados para a criação de ferramentas de gerenciamento de dados. Uma das instituições que receberá o  auxílio financeiro é a Molecular Sciences Software Institute, liderado pelo químico computacional Daniel Crawford, que trabalha com ciência molecular em setores como química quântica, ciência material, farmacologia e biologia molecular.

Segundo o portal TechCrunch (https://techcrunch.com/2016/08/01/nsf-dedicates-35-million-to-improving-software-used-in-science-and-education/), pesquisas  feitas nesse nível de organização molecular se beneficiam de programas de computador que simulam determinadas situações (como o movimento de planetas), mas normalmente esses softwares possuem um limite no número de fatores, átomos, espaço ou tempo que podem ser representados com precisão. O plano é melhorar os programas utilizados para esse fim e compartilhar isso com o resto do mundo.

Outro projeto contemplado pelo programa é o do Science Gateways Community Institute. Nesse caso, o propósito é melhorar a distribuição dos recursos destinados a financiar projetos de pesquisa. A instituição criará gateways, máquinas que interligam redes, para gerenciar os dados e oferecer ferramentas para que eles sejam visualizados de forma prática. “Gateways geram a colaboração e a troca de ideias entre pesquisadores e podem democratizar o acesso à informação, oferecendo amplo alcance a recursos às vezes indisponíveis para aqueles que não estão em instituições líderes em pesquisa”, disse Nancy Wilkins-Diehr, uma das participantes do projeto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *