Experiência em realidade virtual mostra como é pisar em Marte

Experiência em realidade virtual mostra como é pisar em Marte

2030 é o ano em que a Nasa prometeu chegar a Marte. Mas, enquanto a agência espacial norte-americana desenvolve meios seguros para chegar até lá, ela criou um ambiente de realidade virtual que possibilita que qualquer um desbrave o planeta  vermelho.

A experiência intitulada Mars 2030 é uma parceria da desenvolvedora Fusion Media Group com a Nasa e o MIT. (colocar por extenso tb) Ela foi lançada nessa segunda-feira (31/7) nas plataformas HTC Vive, Oculus Rift, Steam (para computador) e, em breve, deve chegar ao PS4.

Para criar a experiência, de acordo com o diretor de realidade virtual do Fusion Media Group, Julian Reyes, foram coletados dados da sonda Mars Reconnaissanc Orbiter de cerca de 40 quilômetros quadrados de área.

O portal Space.com avaliou a plataforma como “uma excursão fascinante e realista – embora às vezes vertiginosa – por todo o planeta”.

Depois de aterrisar em Marte com a ajuda de outros dois astronautas, o jogador pode se mover pelo planeta usando um fone de ouvido e dois controladores de mão (dá para pegar objetos e cravar uma bandeira em solo marciano). O player também pode flutuar seguindo as leis da gravidade de Marte. Se quiser ir mais rápido, há a possibilidade de digirir um carro especial para missões espaciais.

Dentro do ambiente de Mars 2030, os jogadores podem explorar a unidade de processamento de resíduos, a unidade Veggie (uma espécie de estufa para vegetais) e um laboratório de pesquisa.

Para deixar a experiência mais real, o jogador anda por Marte durante o dia e à noite. Além do mais, é possível ser atingido por uma tempestade de areia ou ver alguns redemoinhos.

O portal The Verge destaca que Mars 2030 está longe de ser um jogo, já que não há nenhuma tarefa a ser realizada nem situações reais de risco de vida. “No geral, é muito diferente do que provavelmente seria uma missão para o planeta vermelho”.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *