Extensão do Chrome permite aprender idiomas assistindo Netflix

Aprender uma nova língua de modo imersivo não significa necessariamente fazer as malas e se mudar para outro país por alguns meses.. Lançado de modo gratuito, o Language Learning with Netflix é uma extensão recente do Chrome permite que assistir séries com duas legendas ao mesmo tempo e visualizar a tradução dos diálogos, adquirindo um pouco de vocabulário durante o processo.

É um serviço inteligente que usa o vasto catálogo da Netflix – há opções de filmes em alemão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, norueguês, português, sueco e turco. A ferramenta foi criada pelos pesquisadores David Wilkison e Ognjen Apic que começaram seus experimentos criando um software próprio para aprender idiomas antes de colaborarem com o Learning Language with Netflix.

“Para alguns idiomas há um número limitado de materiais didáticos disponíveis” disse Wilkison “Acho que as pessoas vão gostar de estudar um idioma com um material que já estão acostumadas”.

Para facilitar o aprendizado, existe uma configuração que ajusta o nível do vocabulário da ferramenta com o de conhecimento do usuário – em casos de vocabulário avançado, por exemplo, ele deixa de fora palavras mais comuns. Existe também um catálogo de recomendação de filmes e série que considerados bons para o estudo.

Outro recurso interessante é que ao passar o mouse pela palavra, é possível acessar um dicionárioeOu ouvir a  pronuncia completa da palavra. Para iniciantes, é possível até deixar os diálogos um pouco mais lentos para acompanhar ou pausar ao final de cada legenda.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, a ferramenta é interessante, pois mescla aprendizado e  entretenimento. “Um método de ensino só pode ser considerado disruptivo se o aluno sente que está se divertindo, que o aprendizado é uma atividade prazerosa, e essa é a proposta desse serviço”,avalia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *