Facebook começa a testar tecnologia de reconhecimento facial

Facebook começa a testar tecnologia de reconhecimento facial

O Facebook está dando início aos primeiros testes de reconhecimento facial para recuperação de conta. Segundo o portal TechCrunch, a empresa almeja usar a tecnologia para o usuário provar sua identidade em caso de perda de senha da conta ou no caso de estar em algum lugar que não possa receber mensagem de autenticação, como dentro de um avião.

“Estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam verificar de modo rápido e fácil a propriedade da conta durante o processo de recuperação. Esse recurso opcional está disponível apenas em dispositivos que o usuário já usou para fazer login”, explica um porta-voz do Facebook em entrevista ao TechCrunch. “Esse é um outro passo, ao lado da autenticação de dois fatores via SMS, que estamos dando para garantir que os proprietários das contas possam confirmar sua identidade”.

Ainda não há detalhes sobre a implantação da nova tecnologia – se ela será exclusiva para celulares, ou também abrangerá computadores.

Embora seja conveniente, o reconhecimento facial é tradicionalmente um recurso fácil de ser enganado. O scanner facial criado para o celular Samsung S8, lançado em março, mostrou falhas ao ser atestado que o mecanismo pode ser enganado com uma foto. Por isso, se comprovada a eficiência da ferramenta do Facebook, ela poderá ser muito útil para, inclusive, os planos futuros da empresa de Zuckerberg.

Em abril do ano passado, o Facebook confirmou estar trabalhando em um recurso para marcar automaticamente usuários em vídeos. Esse recurso já funciona em fotos com uma precisão de acerto de 97%.

Outras empresas de tecnologia também estão se movimentado para aperfeiçoar a tecnologia de reconhecimento facial em seus produtos. É o caso o Face ID, feito para destravar o novo iPhone X.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *