Facebook faz primeiro teste de seu drone movido a energia solar

Facebook testa drone movido a energia solar

Facebook testa drone movido a energia solar

O Facebook fez o primeiro teste com seu drone movido totalmente por energia solar, o Aquila, depois de dois anos de planejamento. Durante os eventos, o drone conseguiu permanecer em voo por 90 minutos, o triplo do que se havia estipulado, segundo informações do portal Mashable.

Aquila foi anunciado em uma conferência da empresa em março de 2015 e, apesar de testes de voo terem sido realizados em versões menores do modelo, essa foi a primeira vez que a versão em tamanho completo conquistou os céus. Segundo o Facebook, o principal objetivo da nave é prover internet para as quase 4 bilhões de pessoas do mundo que não tem acesso à rede online de computadores.

O tamanho da envergadura do Aquila é igual a de um Boeing 737. Ele será capaz de voar a uma altitude de 60 mil a 90 mil pés por um período de três meses. O mais impressionante do projeto é que, mesmo programado para ficar no ar durante a maior parte do tempo, o drone deve consumir a mesma quantidade de energia de um secador de cabelo ou um micro-ondas.

“Aquila é um aeroplano movido a energia solar que pode ser usado para trazer internet acessível para centenas de milhões de pessoas em cantos remotos do planeta”, disse a empresa em comunicado oficial. “Quando finalizado, o Aquila circulará uma região de 96 quilômetros de diâmetro e irradiará conectividade a uma altura de 60 mil pés usando comunicação a laser e sistemas de ondas.”

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, postou em seu blog explicações de como o drone poderá tornar uma realidade o acesso das pessoas à internet. “Nossa meta é ter uma frota de Aquilas voando juntos, comunicando-se entre eles e permanecendo juntos por longos períodos de tempo – algo que nunca foi feito antes.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *