Freios inteligentes que podem salvar vidas

Dos inúmeros avanços tecnológicos de 2016, o carro autônomo foi um dos mais comentados. Apesar de ser uma realidade ainda inacessível para muitos, e em fase de testes, já é possível aproveitar alguns componentes inteligentes em automóveis, como é o caso dos freios de emergência automáticos.

Este ano, em uma reunião com o governo dos EUA, vinte montadoras concordaram em instalar o sistema de freio de emergência automático em todos os carros novos até 2022, como forma de diminuir o número de acidentes nas ruas.

O sistema é parecido com o do carro autônomo, porém muito menos complexo. Isso porque, ao invés de pilotar o carro, o dispositivo é acionado apenas quando encontra uma possível situação de colisão. Quando isso ocorre, o carro envia sinais para o motorista frear (que podem variar de sinais visuais, sonoros ou táteis) e, se a frenagem não ocorre, o próprio sistema o faz para salvar a vida dos envolvidos na situação de risco.

Segundo fontes do governo de Berlim em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o mesmo sistema salvou inúmeras vidas no recente atentado terrorista ocorrido no mercado de Natal. As fontes relataram que, após a primeira colisão do caminhão, os freios foram automaticamente acionados e o caminhão parou em menos de 100 metros. Tudo graças ao sistema freio de emergência automático.

https://www.nhtsa.gov/press-releases/us-dot-and-iihs-announce-historic-commitment-20-automakers-make-automatic-emergency

http://www.sueddeutsche.de/politik/terroranschlag-lkw-bremssystem-verhinderte-noch-mehr-tote-in-berlin-1.3312551


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *