Google anuncia grupo de pesquisa de IA em Zurique

Machine learning é uma das áreas mais estudadas dentro de IA

Machine learning é uma das áreas mais estudadas dentro de IA

O Google anunciou em seu blog oficial a inauguração de uma área dentro de seu centro de pesquisas na Europa, o Google Research, voltada para a capacidade de aprendizado de inteligência artificial. O escritório, que fica em Zurique, na Suíça, terá agora um grupo de pesquisa dedicado ao Machine Learning (ou aprendizado de máquinas, em tradução livre), que é a área da IA que estuda maneiras de fazer um computador “aprender” coisas. “O grupo promoverá um ambiente em que  os engenheiros de software e investigadores especializados em ML terão a oportunidade de desenvolver produtos e realizar pesquisas aqui na Europa, como parte dos esforços mais amplos no Google”, disseram os representantes da empresa no blog.

Segundo o site Mashable Tech, nos últimos anos, o Google tem investido pesado na área de inteligência artificial. Quatro anos atrás, a companhia começou a comprar máquinas de tecnologia de aprendizado e, em março deste ano, uma de suas IA derrotou o melhor jogador do mundo de Go, um jogo de tabuleiro de estratégia com origens chinesas semelhante ao xadrez, considerado um dos jogos mais complexos do mundo. Em sua conferência anual deste ano, a empresa também anunciou que as próximas versões de seu sistema para smartphone Android virão com uma inteligência artificial chamada Google Assistant.

A companhia também passou a oferecer um curso gratuito sobre Machine Learning este ano, segundo o portal ComputerWorld. O curso está disponível no site sem fins lucrativos Udacity com o objetivo de tornar o aprendizado de máquinas mais acessível. O foco é ajudar especialistas da área a se familiarizarem com o “TensorFlow”, software de aprendizado criado pelo Google.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *