Google levará internet a Porto Rico com ajuda de balão

Google levará internet a Porto Rico com ajuda de balão

O Google usará balões para fornecer cobertura de telefonia móvel e internet em Porto Rico, que luta para recuperar os serviços de comunicação após a passagem do furacão Maria. O pedido feito pela Alphabet, empresa proprietária do Google, foi aprovado na última sexta-feira (6) pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC).

A Alphabet afirmou em comunicado que está trabalhando para “restaurar a capacidade de comunicação limitada dos usuários licenciados de celular” em Porto Rico. Segundo a FCC, 83% da cobertura por celular em Porto Rico segue fora de serviço.

O Projeto Loon, que tem como objetivo levar serviços de internet em regiões remotas do globo por meio desses balões movidos a energia solar,  foi anunciado pela Alphabet em 2013.

Uma semana antes de o projeto ser autorizado a agir, o presidente da FCC, Ajit Pai, informou que estava reunindo uma força-tarefa para recuperar os destroços causados pelo furacão em Porto Rico e nas Ilhas Virgens. “É fundamental que adotemos uma abordagem coordenada e abrangente para apoiar a reconstrução da infra-estrutura de comunicações e a restauração dos serviços de comunicação”, afirmou Pai.

Além da ajuda do Google, o governo porto-riquenho deve receber apoio da Tesla, de Elon Musk. Na última sexta-feira, o CEO da empresa de tecnologia se ofereceu para refazer toda a rede elétrica do país.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *