HEXA: o robô de seis pernas que persegue a luz do Sol para as plantas

 

As plantas, em geral, não se movem. Algumas balançam seus galhos ao sabor do vento, outras são capazes de realizar leves movimentos de rotação, mas a maioria tende a permanecer estática. E se existissem pernas robóticas para ajudá-las?

Sun Tianqi, empresário chinês e fundador da empresa Vincross, questionou-se sobre essa possibilidade ao observar um girassol morto.  “Eu pensei que se pudesse se mover um pouco, dar um passo de 30 pés fora da sombra para onde os outros girassóis estavam, teria vivido saudavelmente”, conta o empreendedor.

Foi a partir dessa epifania que Tianqi resolveu modificar uma de suas invenções, o robô HEXA, para adaptá-lo às plantas. O resultado foi um impressionante robô aracnoide que pode perseguir a luz do Sol para as plantas, esconder-se para se abriga-las de intempéries, interagir com humanos quando tocado e até executar uma dança para indicar que elas estão com sede. De acordo com o site oficial da empresa, o HEXA é um “robô compacto de seis pernas, altamente manobrável, que vem completo com todos os sensores necessários”.

Nenhum detalhe foi fornecido ainda sobre como a planta monitora seu ambiente, a fim de responder ao seu entorno. No entanto, atualmente, incorporar sensores de luz, sombra, toque e até umidade na robótica é um procedimento mais simples.

O projeto é atualização de um modelo criado por Tianqi ainda em 2014, o qual ele chamava de “Sharing Human Technology with Plants” (Compartilhando Tecnologia Humana com Plantas, em tradução livre). Segundo o criador, o primeiro protótipo consistia na instalação de uma planta suculenta numa base ambulante.

“Com uma base móvel robótica, as plantas podem experimentar mobilidade e interação”, disse Tianqi, em entrevista ao The Verge. “Espero que este projeto possa trazer alguma inspiração para a relação entre a tecnologia e as criações do meio ambiente”.

Leia também: Energia limpa diretamente das plantas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *