Holanda usa energia eólica em trens

holanda

Uma das maiores companhias ferroviárias da Holanda, a Nederlandse Spoorwegen (NS), anunciou esta semana que desde o dia 1º de janeiro está utilizando energia eólica em todos os seus trens, segundo reportagem da “Forbes”. Essa fonte de energia já é bastante utilizada no país para bombear água e moer grãos.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a empresa de fornecimento de energia sustentável Eneco. O objetivo era fazer com que todos os trens da NS funcionassem com energia de fontes de energia eólica até janeiro de 2018, mas a NS e a Eneco  conseguiram completar sua meta um ano antes do prazo, beneficiadas pelo aumento no fornecimento de energia eólica na região. Segundo o Global Wind Energy Council, turbinas capazes de gerar 586 MW de eletricidade foram instaladas no país em 2015. No ano passado, um dos parques eólicos  holandeses se tornou um dos melhores do mundo. Parques eólicos na Bélgica e na Finlândia também melhoraram sua produção, ajudando a NS e a Eneco a atingir seu objetivo.

A Nederlandse Spoorwegen transporta cerca de 600 mil passageiros por dia e precisa de aproximadamente 1,2 bilhão de kWh de eletricidade por ano.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *