Humanos ensinam robôs a evitar erros usando apenas o pensamento

Robôs aprendem com pensamento humano (Fonte: Yamaguchi Haruyoshi/Getty)

Robôs aprendem com pensamento humano (Fonte: Yamaguchi Haruyoshi/Getty)

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts (MIT) está ensinando robôs a perceberem seus erros e mudarem suas ações ao observarem padrões de sinais cerebrais de seres humanos, informa o portal News Scientist. Segundo uma das desenvolvedoras do projeto, Daniela Rus, o objetivo é permitir que as máquinas aprendam com os seres humanos, para torná-las capazes de ajustar suas ações a partir do que pensamos.

Para isso, a equipe do MIT  tem usado a eletroencefalografia, método de monitoramento eletrofisiológico, para medir a atividade cerebral de um indivíduo enquanto assiste o robô trabalhar. Quando a máquina de EEG detecta sinais de que o indivíduo testemunhou um erro do robô, este é avisado e pode mudar suas futuras ações baseado no novo conhecimento adquirido. Dessa forma, os pesquisados acreditam que seres humanos poderão controlar robôs industriais apenas usando o pensamento.

Ao portal Forbes, Rus falou sobre a importância do projeto. “Imagine ser capaz de instantaneamente dizer a um robô para realizar determinada ação, sem necessitar de programação, apertar um botão ou até mesmo dizer uma palavra. Uma abordagem simplificada como essa melhoraria nossas habilidades para supervisionar robôs de fábrica, carros sem motorista e outras tecnologias que ainda nem inventamos.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *