IA escreve roteiro de ficção científica

"Sunspring" é um curta metragem escrito por uma inteligência artificial

“Sunspring” é um curta metragem escrito por uma inteligência artificial

A inteligência artificial surgiu na prática com o computador moderno, mas teorias sobre como ela funcionaria e se relacionaria com o mundo existem desde 1956. Cada vez mais presente em nossas vidas, máquinas com inteligência artificial já ganharam partidas de Go contra seres humanos, criaram músicas e agora escreveram um roteiro de curta metragem de ficção científica.

O site The Next Web informa que o curta “Sunspring”,  dirigido por Oscar Sharp, foi produzido para o festival de ficção científica 48-Hour Film Challenge at the Sci-Fi London, que acontece no Reino Unido. A inteligência artificial responsável pelo roteiro é chamada de Benjamin e foi criada por Ross Goodwin, pesquisador da Universidade de Nova York. Para poder escrever o texto, Benjamin foi “alimentado” com diversos roteiros de filmes de ficção científica dos anos 80 e 90, como “Matrix”, “Blade Runner” e “Planeta dos Macacos”.

O filme, que tem nove minutos de duração, está longe de ser uma obra-prima. Os diálogos são confusos e não fazem sentido e a sequência de eventos não segue uma ordem lógica. A verdadeira inovação é mesmo o seu roteirista. Para o diretor do filme, é interessante notar como o computador utiliza padrões recorrentes nos filmes de ficção científica escritos por seres humanos. “É um padrão interessante em Sunspring quando os personagens dizem ‘eu não sei o que é isso. Não tenho certeza’”, disse Sharp em entrevista ao portal Arstechnica. “Eles estão questionando o ambiente, questionando o que está em volta deles. Este é um padrão nos filmes do gênero, ou seja, tentar entender o local em que você está”.

Você pode assistir o curta-metragem abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *