IA prevê o futuro assistindo vídeos

Para pesquisadores MIT, IA precisa saber prever futuro imediato (Imagem de divulgação)

Para pesquisadores MIT, IA precisa saber prever futuro imediato (Imagem de divulgação)

Uma inteligência artificial desenvolvida por cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é capaz de prever os acontecimentos de uma cena e visualizar o futuro próximo. Ao ser apresentada a uma imagem estática, os algoritmos de aprendizado profundo da IA geram um mini vídeo mostrando o que deve acontecer em seguida, explica o portal New Scientist. Por exemplo, ao ver a imagem de uma estação de trem, a IA prevê um trem chegando na plataforma.

“Qualquer robô que opere no mundo precisa aprender habilidades básicas de prever o futuro”, disse Carl Vondrick, parte do time que criou o sistema, para o portal. “Por exemplo, se você está prestes a se sentar, você não quer que o robô tire a cadeira debaixo de você.”

Segundo o portal Digital Trends, os pesquisadores treinaram o sistema por um ano, utilizando dois milhões de vídeos e ensinaram a IA a distinguir objetos que se movem de objetos estáticos. O sistema então cria seus próprios vídeos com suas previsões.

Os pesquisadores agora estão trabalhando para refinar as habilidades da IA em um “modo competição”. Um computador com os algoritmos será instruído a tentar decidir quais imagens são reais e quais são falsas, enquanto um segundo computador terá como objetivo enganar o primeiro. Dessa forma, o algoritmo deve melhorar sua porcentagem de acertos sobre o futuro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *