Iniciativa do Google permite que smartphones ajudem situações de resgate

Google está trabalhando em novo sistema operacional

Em parceria com a Associação Europeia de Número de Emergência (EENA), o Google iniciou um projeto que utiliza smartphones para salvar vidas em situações de emergência. Segundo o portal Tecmundo, o objetivo da iniciativa é fazer com que os serviços de atendimento de emergências consigam localizar com maior precisão a origem da chamada, diminuindo o tempo necessário para o resgate. Atualmente, os serviços de atendimento de emergência no mundo apresentam uma margem de erro de aproximadamente 2km. Com a parceria entre as duas entidades, o serviço terá uma precisão 4 mil vezes melhor da área do incidente.

O novo sistema que está sendo desenvolvido foi chamado de Advanced Mobile Location (AML), ou “localização móvel avançada”, em tradução livre. Ao reconhecer uma ligação para um número de emergência, o sistema ativa o WiFi do dispositivo e também um recurso chamado GNSS, que faz a localizações por satélite. Os dados são enviados para a central de atendimento, permitindo que os socorristas não percam tempo procurando o acidente em uma área muito grande.

Segundo o portal The Next Web, atualmente a maior parte das chamadas de emergência é feita por meio de smartphone. Nos Estados Unidos, essas chamadas chegam a 70% do total. O novo sistema não exige nenhuma ação extra do usuário, como a instalação de um aplicativo específico.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *