Cientistas criam instrumento que pode ser tocado com a força do pensamento

Cientistas criam instrumento que pode ser tocado com a força do pensamento (Universidade de Washington / Divulgação)

Aprender a tocar um instrumento requer muita paciência e prática. Mas não se o instrumento for o encéfalofone. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e ainda em fase de testes, o encéfalofone pode ser controlado pela mente humana.

Artigo publicado pela revista científica “Frontiers In Human Neuroscience”, destaca que o instrumento musical controlado pelo cerébro não é apenas uma fonte de diversão. Os pesquisadores esperam que ele possa ajudar pessoas com distúrbios motores.

Até agora, o instrumento foi testato por 15 participantes saudáveis. Para o encéfalofone funcionar, eles colocaram um chapeu que mede os sinais elétricos no cérebro. Nos testes, o aparelho registrou dois tipos de sinais cerebrais. Um deles é produzido quando a pessoa fecha os olhos e o outro quando ela pensa em fazer movimentos.

O chapéu transforma os sinais cerebrais em notas musicais, que são executadas por meio de um sintetizador. Sem habilidades prévias, os participantes conseguiram tocar o instrumento sem dificuldades. Porém, ele se mostrou mais preciso quando uma das pessoas tentou controlá-lo fechando os olhos.

Os cientistas estão muito interessados também em observar a resposta do instrumento aos movimentos corporais, informa o portal The Verge. A esperança é que o encéfalofone seja usado em terapias para a reabilitação de funções cerebrais.

Por enquanto, o objetivo dos estudos é tornar o instrumento mais sofisticado, com capacidade de produzir uma gama maior de sons. A partir daí, os pesquisadores avaliarão o uso do instrumento com a melhoria clínica de alguns pacientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *