Inteligência artificial “dá vida” a discurso de Obama

Inteligência artificial “dá vida” a discurso de Obama

Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um jeito de transformar áudios em vídeos extremamente realistas, em um sincronismo perfeito com os lábios de qualquer pessoa. Ou seja, eles encontraram uma forma de colocar palavras na boca de qualquer pessoa. Para o vídeo-exibição, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama foi usado como teste.

Conforme detalhado em um artigo científico, a equipe criou um vídeo altamente realista de Obama falando sobre diversos assuntos, como terrorismo, paternidade, criação de empregos, entre outros tópicos. O discurso de fato aconteceu, mas não há registro em vídeo desta fala do ex-presidente norte-americano.

A escolha por Obama foi feita por conta do imenso material disponível em vídeo do ex-presidente. Para um resultado satisfatório, o computador analisou horas e mais horas de gravações para captar trejeitos, movimentos e traços característicos.

Segundo os pesquisadores, a ferramenta pode ser usada para melhorar conversas por videoconferências que sofrem com conexão ruim, em efeitos especiais de Hollywood, assim como a capacidade de “dar vida” a um discurso de alguma figura histórica.

“Quando você usa o Skype ou o Google Hangouts, pode acontecer de a conexão estar prejudicada e deixar a imagem em baixa definição – e o áudio se manter com boa qualidade”, diz Seitz. “Então, você poder usar o áudio bom para produzir um vídeo de qualidade muito superior. Seria espetacular”, conta o co-autor do projeto Suparsorn Suwajanajorn.

O lado preocupante dessa ferramenta é que em tempos de fake news, as notícias falsas podem começar a ter cada vez mais cara de verdade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *