Inteligência artificial pode detectar câncer de pele

IA pode ajudar médicos e pacientes a detectar câncer de pele (Imagem de divulgação)

IA pode ajudar médicos e pacientes a detectar câncer de pele (Imagem de divulgação)

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford treinou uma inteligência artificial para detectar sinais de câncer de pele e a expectativa é que essa tecnologia chegue futuramente aos smartphones. As informações são do portal Mashable.

A inovação foi publicada no jornal científico Nature esta semana. Para treinar a IA, os pesquisadores usaram uma rede neural com 129.450 fotos, representando mais de dois mil tipos diferentes de pele com a doença. Com a ajuda do software de reconhecimento de imagens do Google, a equipe conseguiu que fossem diferenciados os tumores benignos dos malignos. Os pesquisadores também trabalharam em conjunto com 21 dermatologistas, mostrando imagens de câncer de pele e perguntando qual seria o tratamento sugerido para cada situação. Ao comparar o resultado dos testes da IA com o dos médicos, a conclusão foi que os dois tiveram a mesma quantidade de acertos.

Os pesquisadores estão otimistas com a possibilidade de, em alguns anos, a tecnologia ser adaptada para o uso em smartphones. Eles acreditam que será relativamente fácil transformas os algoritmos para conversar com celulares, abrindo a possibilidade de realizar testes de câncer de pele em casa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *