“New York Times” vai usar IA do Google para gerenciar comentários online

Jornal New York Times vai usar IA do Google para gerenciar comentários online

O jornal “New York Times” anunciou que vai utilizar a inteligência artificial Perspective, desenvolvida pela Jigsaw, empresa subsidiária da Alphabet, dona do Google, para moderar as sessões de comentários em suas reportagens online. Segundo informa o jornal, até o momento, havia uma equipe de funcionários treinados para moderar mais de 12 mil comentários por dia. Como o trabalho era muito intenso, muitas vezes a empresa era forçada a fechar a sessão de comentários de várias reportagens, por falta de mão-de-obra para analisar todos os comentários. Um dos objetivos da parceria é evitar a participação de trolls, pessoas cujo comportamento online procura enfurecer e ofender outros usuários, na discussão e diminuir os discursos de ódio nos espaços de participação dos leitores.

Apelidado de Moderator (ou “moderador”, em inglês), o serviço permitirá que as histórias publicadas online fiquem abertas para comentários por 8 horas durante os finais de semana, enquanto as sessões de Notícias e Opinião permanecerão abertas por 24 horas. A tecnologia da Jigsaw trabalha com o padrão de aprendizado de máquina para priorizar os comentários a serem moderados e pode até mesmo aprová-los automaticamente, auxiliando os moderadores humanos. Para acertar a parceria, O NYT ofereceu à Jigsaw acesso a todo o banco de dados gerado pelos comentários, para que a empresa possa continuar a aperfeiçoar sua IA.

Em entrevista a revista “Fortune”, o CEO da Jigsaw, Jared Cohen, disse que está se tornando muito fácil para os trolls dominarem os espaços de discussão online. “Pessoas estão deixando de comentar e de participar desses espaços de discussão. O poder do aprendizado que a máquina nos oferece é a oportunidade de reverter esse cenário”, disse. “É por isso que desenvolvemos o Perspective, tecnologia que coloca o aprendizado de máquina nas mãos de editoras e plataformas, gerando espaços seguros de discussão online.”

Outras empresas, como a revista “Times” e a “Economist”, também têm explorado o uso de inteligência artificial da Jigsaw, mas o NYT foi a primeira a empregar a ferramenta em larga escala. O Perspective ainda comete erros ao classificar alguns comentários, mas os desenvolvedores garantem que o sistema irá melhorar com o tempo, aprendendo conforme analisa a participação online dos usuários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *