Lâmpadas usam energia gravitacional

Empresa criou lâmpada que acende com energia gravitacional (Imagem de divulgação)

Empresa criou lâmpada que acende com energia gravitacional (Imagem de divulgação)

A empresa GravityLight desenvolveu uma lâmpada especial que funciona utilizando energia gerada pela força gravitacional. Batizada com o mesmo nome da empresa, a lâmpada ganhou o prêmio do programa Shell’s Springboard em 2015, concedido às tecnologias que diminuem os gastos de carbono. Com essa lâmpada, a empresa quer oferecer uma fonte de energia barata e segura, ao contrário das lâmpadas a querosene, muito utilizadas em regiões sem acesso à energia elétrica.

Segundo o portal Mashable, 1,1 bilhão de pessoas ainda vivem sem acesso à energia elétrica. Milharesa de  pessoas ao redor do mundo ainda utilizam as lâmpadas de querosene, prejudiciais à saúde e causadoras de incêndio.

Segundo o portal Energia, a engrenagem da lâmpada funciona com um peso (pedra, areia etc) de aproximadamente 10 kg. O peso é levantado por uma corda até o topo e depois é solto para que  seja puxado para baixo, para a gravidade, iluminando uma lâmpada de LED por um período de 20 a 30 minutos por ciclo. Quando a lâmpada apagar, basta reerguer o peso para acender a luz novamente. O dispositivo também é mais econômico do que outras opções, custando apenas US$ 5.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *