Lentes líquidas se adaptam a diversos problemas de visão

Lentes líquidas resolvem vários problemas de visão (Fonte: Universidade de Utah)

Lentes líquidas resolvem vários problemas de visão (Fonte: Universidade de Utah)

Uma equipe de dez engenheiros, liderados pelo argentino Carlos Mastrangelo, após dois anos de trabalho, criaram um “óculos inteligente”, que possui lentes líquidas capazes de se adaptar a diversos problemas de visão, segundo reportagem do portal BBC.

Mastrangelo, que é professor de engenharia elétrica e informática na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, começou a se dedicar ao projeto por se incomodar com os óculos bifocais que precisa usar devido à sua idade. “Vivemos no século 21, mas parece que os médicos ficaram no passado. A necessidade é a mãe da invenção”, disse à BBC. O projeto foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e os cientistas conseguiram produzir seu primeiro protótipo.

Para funcionar, as lentes líquidas possuem microcontroladores que se ajustam continuamente para permitir que o usuário enxergue objetos a qualquer distância. Elas são compostas por membranas elásticas feitas de borracha de silicone transparente e muito finas e flexíveis. O compartimento é preenchido por um líquido transparente.

O portal Phys explica que as lentes são colocadas em uma armação especial, também desenvolvida pela equipe. A armação possui uma bateria e um medidor para captar a distância de objetos à frente com luz infravermelha. As lentes conseguem mudar de foco de um objeto para outro em 14 milissegundos e a bateria dura aproximadamente 24 horas por recarga. Antes de usar os óculos pela primeira vez, o usuário precisa colocar seu grau em um aplicativo para celular que “conversa” diretamente com o dispositivo e calibra as lentes para as necessidades do usuário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *