Líquido especial faz “consertos” em roupas

Universidade cria líquido que conserta roupas (Imagem de divulgação)

Universidade cria líquido que conserta roupas (Imagem de divulgação)

Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um líquido feito com bactérias e fermento com capacidade de “consertar” diversos tipos de tecido. O produto consegue arrumar buracos e rasgados que podem estragar as roupas. Os resultados da pesquisa foram publicados na ACS Applied Materials & Interfaces.

O processo para reparar o tecido não é complicado, segundo o portal da CNN Money, que explica em reportagem que o procedimento consiste em aplicar o líquido no tecido, jogar um pouco de água quente por cima, juntar as bordas da peça e esperar alguns minutos enquanto o tecido se “reestrutura”.

“Designers de moda usam fibras naturais feitas de proteínas como lã ou seda, que são caras demais e não se consertam sozinhas,” disse Melik C. Demirel, responsável pelo projeto, em um comunicado oficial da Universidade. “Estamos buscando uma forma de criar tecidos que se regeneram com o uso de têxteis convencionais. Então chegamos a essa tecnologia de revestimento.”

O líquido cria revestimento “polieletrólito”, que é feito de polímeros carregados positiva e negativamente, a partir de camadas de materiais diversos e possui propriedades regenerativas semelhantes aos anéis dos tentáculos de lulas. Os pesquisadores acreditam que o líquido pode ser utilizado também durante o processo de fabricação das roupas, para que o tecido já chegue ao consumidor com a capacidade de autorreparação.

Demirel ainda não batizou a invenção, mas afirma que os próximos testes podem fazer com que o produto se torne comercialmente viável. “A ciência acontece em passos pequenos”, disse Demirel. “A próxima etapa é descobrir se as roupas com o líquido de reparos resistem à máquina de lavar, detergente e água quente.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *