Lixeira que suga mais de 20 mil garrafas pode ser a solução para despoluir os oceanos

Lixeira que pode sugar mais de 80 mil garrafas pode ser a solução para despoluir os oceanos

Uma dupla de surfistas australianos inventou uma lixeira aquática que pode ser a solução para despoluir os oceanos. A invenção nomeada Seabin pode sugar até 1,5kg de lixo plástico por dia – o equivalente a 83 mil sacolas ou 20 mil garrafas por ano -, e até mesmo bitucas de cigarro e pequenas quantidades de combustível.

Segundo os criadores Pete Ceglinski e Andrew Turton, a lixeira flutuante possui uma bolsa de tela de fibra removível, que pode ser esvaziada quando estiver cheia, além de um mecanismo que funciona com a ajuda de energia solar.

Segundo estudo feito pelo jornal acadêmico PLOS One, mais de cinco trilhões de pedações de plástico, com peso equivalente a 270 toneladas, seguem flutuando nos oceanos do Planeta Terra.

“Claro que não podemos pegar todo esse lixo no momento, mas é um começo realmente positivo. É uma grande tarefa para nós, porém muito viável”, disseram os dois.

Pete e Andrew escolheram instalar a invenção dentro de portos protegidos e marinas, por não haver inundações oceânicas ou grandes tempestades para enfrentar caso estivesse em alto mar. “É um ambiente relativamente controlado. O vento e as correntes estão constantemente movendo os detritos que flutuam em nossos oceanos”, explica o projeto.

O primeiro Seabin foi instalado no porto de Portsmouth, no Reino Unido. Segundo eles, nenhum peixe foi atraído pela lata de lixo e, portanto, “pescado”.

Os criadores se inspiraram após saber que as alternativas existentes, como os barcos que são conduzidos a partir dos portos, não eram muito eficazes, além de serem caras de executar e manter.

Após o desenvolvimento do primeiro protótipo, o projeto foi levado à plataforma de crowdfunding IndieGoGo. O período de arrecadação foi encerrado e eles conseguiram arrecadar mais de US$ 260.000, valor além do almejado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *