Loja sem caixa e sem filas abre nos Estados Unidos

Loja sem caixa e sem filas abre nos Estados Unidos

Depois de mais de um ano de testes, a Amazon inaugurou nesta segunda-feira (22), na cidade de Seattle (Estados Unidos), sua loja de conveniências sem caixas registradoras. A Amazon Go é o que a empresa norte-americana imagina do futuro do varejo físico, onde os clientes evitarão filas para pagar.

Para isto, a Amazon Go confia em câmeras e sensores inteligentes para acompanhar o que é retirado e devolvido das prateleiras. Para entrar na loja o cliente precisa digitar o número do telefone. Para comprar é preciso ter uma conta da Amazon e baixar um aplicativo disponível para Android e iOs. Tudo que for selecionado é calculado e cobrado automaticamente no cartão do consumidor.  Depois, é só pegar as comprar e sair, sem passar pelo  caixa.

A ideia de montar uma loja como essa surgiu há cinco anos. Segundo o chefe de tecnologia da Amazon Go, Dilip Kumar, a intenção era reparar algo que sempre incomoda as pessoas: a espera nas filas.

Ainda em fase de testes, a Amazon Go abriu suas portas para funcionários da Amazon no dia 5 de dezembro de 2016, com a ideia de inaugurá-la para o público no ano seguinte. Mesmo que com um ano de atraso, a estreia da loja de conveniências é um marco para o varejo e para o sistema de autonomia de pagamento em comércios físicos.

Além de não funcionários nos caixas, a Amazon Go não possui atendentes espalhados pela loja. Segundo o portal do El País, há alguns poucos empregados na cozinha para o preparo de pratos semiprontos e sanduíches, outro para conferir a idade dos clientes na seção de bebidas alcoólicas, outro para dar as boas-vindas e retirar dúvidas sobre a novidade, além de alguns funcionários encarregados de repor estoques nas prateleiras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *