Malas que andam sozinhas ganham mercado

R1 é uma mala capaz de seguir seu dono sozinha (Imagem de divulgação)

R1 é uma mala capaz de seguir seu dono sozinha (Imagem de divulgação)

Nem com rodinha, nem sem. Agora, nas viagens, o executivo ou o turista terão a opção de não carregar mala. Uma mala-robô criada pela Cowarobot, a R1, se locomove sozinha acompanhando seu dono. Um outro modelo, lançado  pelo israelense Alex Libman, a Nua, segue características similares. Uma das diferenças é que a Nua se comunica com o usuário por meio de um aplicativo para celular; a R1 requer o uso de uma pulseira que se comunica com os sensores da mala.

De acordo com o portal ChipChick, a Cowarobot R1 mede  meio metro de altura, tem estrutura de alumínio no interior e de policarbonato no exterior. Por dentro, a mala contém diversos sensores e controles de movimento que permitem que seja totalmente autônoma e que desvie de obstáculos, ao mesmo tempo em que identifica seu dono e o segue pelo percurso. A Nua, por sua vez, utiliza câmeras e um sensor de Bluetooth para reconhecer obstáculos e encontrar seu dono.

O equipamento da R1 ocupa apenas 4% da mala, deixando bastante espaço para pertences pessoais. A mala inteligente atinge uma velocidade de 7 km/h e, com uma única recarga de bateria, cobre até 20 quilômetros. Libman ainda não informou  as especificações técnicas da Nua, mas, segundo entrevista dele à “Folha”, todos os materiais utilizados estão de acordo com os padrões exigidos na aviação. Os dois modelos possuem entradas de alimentação para recarregar smartphones e tablets e, caso a bateria acabe, as malas podem ser usadas como uma mala normal, basta puxar sua alça e sair andando.

A Cowarobot está arrecadando recursos para a produção das malas por meio do site de crowfunding Indiegogo. Já levantou recursos da ordem de US$ 353 mil. A Nua não tem data prevista para lançamento, mas seu criador afirma que está conversando com investidores e fabricantes para trazê-la ao mercado assim que possível.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *