Mania de grandeza? Elon Musk constrói a maior bateria do mundo

Em uma parte remota da cidade de Adelaide, no sul da Austrália, a Tesla adquiriu um grande terreno para a construção de um de seus empreendimentos mais grandiosos: a maior bateria de lítio do mundo. A estrutura é composta por 12.500 capsulas menores que, conectadas, formam uma grande bateria do tamanho de um estádio de futebol.

A estrutura foi montada sob sigilo em apenas 100 dias, como solicitado pelo presidente da companhia, o famoso empreendedor Elon Musk. O projeto foi discutido com autoridades do governo australiano e foi oficialmente nomeado como a Reserva de Energia Hornsdale.

Toda a energia necessária para carregar a bateria é fornecida por fontes renováveis. Logo ao lado da estrutura, há um parque eólico com capacidade de produção de 129 MWh – o suficiente para abastecer 30 mil casas pelo período de uma hora.

Veja a estrutura da bateria de perto: https://www.bbc.com/news/av/world-australia-45648303/world-s-biggest-battery-a-look-around-tesla-project

Segundo a Tesla, o propósito de uma bateria tão grandiosa é servir como um gerador em regiões costumeiramente acometidas por blackouts. A bateria seria acionada assim que houvesse um apagão, de modo que os moradores da região em questão perceberiam apenas uma rápida queda de energia. O tempo de resposta da bateria para estabilizar o sistema é de apenas meio segundo. Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, o empreendimento, além de inovador, dá maior segurança para os habitantes do sul da Austrália. “No ano passado, a região foi atingida por uma grande tempestade que resultou em um apagão. Cerca de 1,7 milhão de pessoas ficaram sem energia e outros episódios de apagão ocorreram desde então. A Tesla diz que esse enorme sistema de armazenamento de energia ajudará a tornar a rede mais confiável o que com certeza satisfaz os anseios do governo local”, completa Arie.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *