Material transforma janela em painel solar

Material transforma janela em painel solar

A energia solar tem tudo para ser a energia do futuro,  mas a tecnologia que vem sendo criada nesta área continua pouco acessível. Por isso, cientistas do mundo inteiro vêm desenvolvendo inovações. Uma delas é um material transparente que pode ser aplicado em janelas.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan criaram uma célula solar que age como fonte de energia uma vez aplicada em qualquer objeto de vidro, como janelas de casa e carro e celulares. Junto com as unidades instaladas em telhados, a solução poderia atender à quase toda demanda de eletricidade dos Estados Unidos, aponta o estudo publicado no portal Nature Energy.

O dispositivo é parecido com um pedaço de vidro. O material é feito para captar ondas nos campos ultravioleta e infravermelho, convertendo a energia captada em eletricidade, graças a micro filamentos de células fotovoltaicas em seu interior.

“As células solares transparentes representam o futuro para as aplicações solares”, diz o professor Richard Lunt. “Analisamos seu potencial e comprovamos que esse dispositivo pode gerar eletricidade com o potencial semelhante ao de geradores solares de telhado, o que pode contribuir para um melhor desempenho de automóveis e eletroeletrônicos móveis”.

O consumo global de energia exige cada vez mais tecnologias inovadoras e econômicas de energia renovável e o potencial é enorme. Apenas  1,5% da demanda de eletricidade nos Estados Unidos é atendida pela energia solar.

Apesar disso, em termos de potencial geral de eletricidade, segundo estimativas dos autores do estudo há de 5 a 7 bilhões de metros quadrados de superfície de vidro no país. Com tanto vidro disponível, as novas tecnologias solares transparentes têm condições de fornecer cerca de 40% da demanda de energia nos EUA.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *