Microsoft aposta em geladeiras inteligentes

Microsoft anuncia geladeira inteligente (Imagem de divulgação)

Microsoft anuncia geladeira inteligente (Imagem de divulgação)

Os planos da Microsoft para o futuro das geladeiras é torná-las mais inteligentes. Para isso, a companhia fez uma parceria com a empresa de eletrodomésticos Liebherr que  prevê dotar as geladeiras com o sistema de inteligência artificial Cortana, que utilizará o software Microsoft Cognitive Services Computer Vision (Serviços Cognitivos de Visão Computacional, em tradução livre) para identificar os alimentos e bebidas  colocados dentro do eletrodoméstico.

Segundo o portal TechCrunch, a Microsoft avalia as geladeiras inteligentes reduzirão o tempo gasto nos supermercados e evitará que o consumidor esqueça de comprar itens importantes. Os algoritmos de deep learning, tipo de IA que lida com aprendizado de máquinas, serão capazes de aprender novos tipos de comida com o passar do tempo, além de reconhecer em quais momentos cada alimento é consumido e se conectar com um sistema global de usuários para compartilhar seu conhecimento na base de dados.

Outros tipos de geladeira permitem que o usuário veja seu conteúdo interno sem precisar abrir a porta, mas a geladeira da Microsoft será o primeiro modelo inteligente do produto, sem depender de olhos humanos para identificar os alimentos.

O sistema de inteligência artificial Cortana foi desenvolvido pela Microsoft para permitir uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10, competindo com a Siri, da Apple, e o Google Now, do Google.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *