Microsoft lança nova geração de capacete de display holográfico

Que tal ter um capacete que, com a ajuda de hologramas, auxilia a realização de diversas atividades, como reparar equipamentos ou mesmo cozinhar? Essa tecnologia já existia desde 2015, mas agora foi aprimorada pela Microsoft. O HoloLens 2 é a nova versão de um capacete dotado de uma viseira que projeta um display holográfico por cima de objetos do mundo real para nos ajudar a interagir melhor com eles.

A primeira versão do produto foi muito criticada, já que o equipamento projetava apenas um holograma em uma pequena caixa diretamente na frente dos olhos, sem interação com os objetos reais, e qualquer movimento com a cabeça comprometia toda a imagem. Além de tudo, essa versão era considerada muito pesada e difícil de colocar, causando desconforto aos usuários.

Na nova versão do capacete, o design foi aprimorado, deixando-o mais confortável. Além disso, a faixa de visão é duas vezes maior que a anterior e detecta melhor os objetos físicos, rastreando também o olhar e os movimentos das mãos do usuário.

Veja também: Cientistas desenvolvem tecnologia que cria hologramas com wifi

Ao ampliar a realidade com a projeção de um holograma por cima de objetos, a HoloLens 2 consegue guiar o usuário e dar instruções de reparo no momento do conserto: que tipo de ferramenta usar, qual parafuso apertar, qual fio plugar, onde cada peça se encaixa, e assim por diante. Se na primeira versão a lente foi demonstrada em vídeo games e aplicativos,  dessa vez o foco da Microsoft é o mercado corporativo, por isso será vendida para fábricas e empresas de confecção das mais diversas áreas.

O capacete ainda não está à venda para todos, tendo em vista que a Microsoft está focando no momento a adesão do produto por parte das empresas a fim de auxiliar o trabalho dos funcionários. Contudo, a terceira geração do produto, prevista para os próximos anos, será oferecida ao público geral.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *