Microsoft liberou uso de IA para jogadores de Minecraft

minecraft-microsoft

Jogadores do Minecraft agora poderão usar inteligência artificial

A Microsoft anunciou na última quinta feira, em seu blog oficial, que publicou o código fonte de seu Projeto Malmo, que permite a qualquer jogador realizar experimentos de inteligência artificial (IA) dentro do jogo Minecraft. Até então, apenas acadêmicos tinham acesso a esses códigos.

O jogo Minecraft é um simulador de construção de mundos virtuais com blocos, que permite a criação de uma quantidade interminável de cenários e coisas. Por ser um simulador, o jogo é um espaço seguro para testar como as inteligências artificiais irão se comportar em determinadas situações, e como elas irão lidar umas com as outras e com os jogadores.

O método utilizado pela Microsoft não é diferente do que outras empresas usam para testar IA, ou seja, implantando o código em um ambiente de teste. Mas como o formato do Minecraft permite cenários mais ricos do que a maioria dos ambientes de testes, os programadores da Microsoft que a integração possa acelerar o desenvolvimento de várias tarefas de resolução de problemas e de navegação, apostando também na criatividade dos jogadores.

“O projeto Malmo terá um impacto na educação, pelo menos em um nível universitário”, diz Matthew Johnson, líder do projeto, no blog oficial. “Se eu encontrar algum vídeo no YouTube mostrando alguma nova funcionalidade para o Malmo, meu dia estará feito”. Apesar de contar com elementos de programação, Johnson afirma que o projeto pode ser usado por qualquer pessoa que conheça a linguagem básica de códigos, desde estudantes de computação até adolescentes que se interessam pelo assunto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *