Microsoft quer trocar abolir teclado e mouse

(Imagem de divulgação)

(Imagem de divulgação)

A Microsoft anunciou por meio de vídeos em seu canal no YouTube que está desenvolvendo tecnologias que permitem substituir o teclado e o mouse do computador por gestos de mão, segundo informações do portal The Verge. Os cientistas que estão trabalhando no projeto querem criar um software que permita aos ambientes virtuais reconhecerem e rastrearem os movimentos das mãos do usuário. Essa tecnologia poderá ser aplicada em capacetes de realidade virtual ou simplesmente para controlar objetos em uma tela de computador.

O objetivo é melhorar a precisão com que o computador reconhece os gestos e diminuir a quantidade de energia necessária para processar os complexos movimentos. “Estamos chegando ao ponto em que a precisão é tanta que o usuário pode sentir que as mãos virtuais são suas mãos de verdade”, disse Jamie Shotton, principal pesquisador no laboratório da Microsoft no Reino Unido, ao portal. “Esse tem sido um tópico de estudo por muitos anos e acredito que agora é o momento em que vamos ver soluções reais, utilizáveis, implementáveis para ele.”

Não é de agora que a Microsoft tem investido em processos de controle por movimentos de mão. Em 2013, a empresa demonstrou uma navegação pelo Windows usando gestos que eram reconhecidos pela câmera do Kinect, um acessório lançado junto com o console de vídeo game Xbox 360. O estudo de reconhecimento de gestos da época avançou para o chamado “Projeto Prague”. O objetivo do projeto é permitir que desenvolvedores criem gestos personalizados para serem utilizados em seus aplicativos.

Por enquanto, a empresa não anunciou planos de comercializar a tecnologia, mas isso não significa que a Microsoft não planeje colocar produtos do tipo no mercado em breve. Em 2012, a Microsoft anunciou que estava trabalhando com tecnologia de realidade aumentada e anos depois lançou o HoloLens, o óculos de VR oficial da companhia.

Assista o vídeo abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *