MIT cria tatuagem que controla seu smartphone

Tatuagem "smart" serve como touchscreen (Imagem de divulgação)

Tatuagem “smart” serve como touchscreen (Imagem de divulgação)

Já imaginou controlar o celular por meio de comandos realizados em sua própria pele tatuada? Saiba que essa tecnologia, equivalente à touchscreen, já é uma realidade graças a um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes do MIT Media Lab e a pesquisadores do Microsoft Research.

Batizada de DuoSkin, a tatuagem especial temporária utiliza o sistema de compartilhamento NFC (o mesmo dos cartões de crédito e smartwallets) para a comunicação com outros dispositivos e transmissão de comandos. Segundo os criadores, é possível utilizar qualquer software gráfico, como o Microsoft Paint, para desenhar um circuito que precisa ser impresso em folhas de ouro. Isto porque o ouro é um condutor de eletricidade, o que possibilita a interatividade. São três os usos principais da tatuagem: usar sua pele como mouse para comandar dispositivos como computador, smartphone e tablets; mudar a cor da tatuagem de acordo com a temperatura corporal; ou utilizá-la para armazenamento de dados.

“Estas tatuagens permitem que qualquer um crie uma interface diretamente em sua pele”, disse Cindy Hsin-Liu Kao, estudante de doutorado no MIT, em um vídeo sobre o anúncio da invenção. “Os materiais que usamos permitem que a tatuagem seja plástica e reflita o visual metálico, dando um toque estético.” Kao também afirma que gostaria de ver a tecnologia sendo adotada por estúdios de tatuagem. Isso seria interessante principalmente para pessoas que gostam de tecnologia, mas preferem tatuagens com designs mais elaborados.

Esta não é a primeira vez que pesquisadores tentam melhorar nossa pele com o equivalente da tecnologia touchscreen. Em 2010, um estudante de Carnegie Mellon, também em parceria coma Microsoft Research, criou o Skinput, que transformava seu pulso ou as costas de sua mão em uma tela.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *