Assento de carro avisa quando você estiver desidratado

Montadora cria assento de carro que avisa quando você estiver desidratado

A equipe de design interior dos carros da Nissan desenvolveu um material que reveste volante e assentos e muda de cor quando absorve suor. Na medida em que a coloração do equipamento vai ficando amarela, é sinal que o condutor precisa se hidratar.

A criação chamada de SOAK (do português, “absorver”) pode parecer um tanto quanto estranha, mas a montadora japonesa, em parceria com a empresa Droog Design, quer aumentar a conscientização sobre o risco de dirigir enquanto se está desidratado.

Para estruturar sua estratégia de marketing, a Nissan se baseia em um estudo de 2015, realizado pela Universidade de Loughborough, que afirma que mesmo a desidratação suave pode resultar em grandes erros de condução, principalmente quando o condutor está dirigindo em longos trajetos e em condições monótonas, como em estradas e rodovias.

Os pesquisadores envolvidos no estudo descobriram que os motoristas que consomem apenas um gole de água por hora cometem mais que o dobro de erros na estrada se  estivessem devidamente hidratados. O número de falhas é o equivalente aos constatados por pessoas com o teor de álcool de 0,08% no sangue,  equivalente ao atual limite estabelecido no Reino Unido.

O responsável pela criação, o designer Paulien Routs, explica que não pretendia inserir seu material de detecção de suor em carros. “Eu, originalmente, criei o SOAK para ser usado em roupas para exercícios, mas quando a Nissan veio até mim para implantar a tecnologia como conceito de sua campanha ‘beba água e dirija’, achei a ideia fantástica”, conta ele ao portal Desixgner.

A marca afirma que, embora os perigos de dirigir depois de beber álcool sejam bastante difundidos, há relativamente poucas pesquisas sobre beber água para manter a concentração no trânsito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *