Montadora registra patente para carros de polícia autônomos

Montadora registra patente para carros de polícia autônomos

Corra que a polícia do futuro vem aí! A montadora norte-americana Ford registrou na última semana uma patente para carros de polícia autônomos. O veículo, que pode ou não ter um oficial a bordo, seria capaz de identificar irregularidades no trânsito das grandes cidades.

O projeto da Ford utiliza dos mesmos artifícios de qualquer outro carro autônomo para trafegar pelas ruas. Mas, além de câmeras e sensores, o veículo apresentado pela empresa pretende utilizar a inteligência artificial para identificar carros andando com velocidade acima do permitido. O portal Motor1 informa ainda que o carro é capaz de encontrar lugares para se esconder e pegar de surpresa possíveis infratores.

Uma vez detectado o infrator, o veículo policial pode iniciar uma perseguição ou avisar outros carros conectados pela mesma rede e uma central onde haverá humanos trabalhando. Desta forma, um motorista  que cometer uma contravenção pode ter sua parada ordenada em um ponto mais à frente.

É bom deixar claro que a patente não passa de uma ideia que está longe de ser colocada em prática. O principal motivo é que a produção de veículos autônomos, mesmo que cada vez maior, ainda não é uma realidade, nem nos lugares mais desenvolvidos do mundo. Outro fator é a dificuldade atual em fazer um sistema interligado entre polícia, radares e veículos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *