Nanobaterias podem durar dias com cargas de menos de um minuto

A cada ano que passa, os avanços tecnológicos permitem que as baterias dos celulares fiquem cada vez menores (e mais potentes). Agora, um grupo de pesquisadores da University of Central Florida desenvolveu uma bateria que, além de pequena, é capaz de durar dias a fio com cargas de apenas alguns segundos.

O projeto foi feito por meio do estudo de nanomateriais em conjunto com supercapacitores. Cada supercapacitor leva milhões de fios (medidos em nanometros) para aproveitar ao máximo as cargas de energia. O fato de a bateria ser composta de milhões de materiais minúsculos, permite que ela seja muito flexível e até dobrável.

Além das vantagens mencionadas, a vida útil da bateria também é prolongada, uma vez que sua estrutura não é modificada mesmo após 30.000 cargas. Isso significa que, mesmo após muitos anos de uso, a bateria não ficará “viciada” ou perderá sua capacidade máxima de carga.

O ponto negativo é que a bateria ainda não está a venda. Espera-se que seu uso não se limite apenas aos celulares, mas a dezenas de outros dispositivos.

https://today.ucf.edu/phone-charges-seconds-ucf-scientists-bring-closer-reality/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *