Noruega quer abandonar o uso de gasolina e diesel em carros

A Noruega vai proibir a venda de todos os carros movidos a combustíveis fósseis até 2025, priorizando carros alimentados por eletricidade. O país é considerado um dos mais ecológicos do planeta e um quarto de seus carros é movido por energia elétrica. O plano é que todos os carros utilizem energia verde até 2025, contribuindo para a diminuição de emissões carbônicas.

A iniciativa é do partido populista de direita, o Framstegspartiet (FRP) (Partido do Progresso, em português) e conta com o apoio de mais outros três partidos populares na política norueguesa. Uma vez aprovada, a proposta trará uma mudança significativa para a economia do país, porque grande parte dos fundos da Noruega depende da indústria petrolífera. O comprometimento norueguês com as diretrizes do projeto europeu “European Clean Power for Transport” fez com que o governo estabelecesse a meta de oferecer um ponto de carregamento público para cada 10 carros elétricos até 2020.

Cerca de 24% dos carros da Noruega funcionam apenas com eletricidade e a nação é uma importante produtora de energias renováveis, com mais de 99% de sua energia elétrica gerada por hidrelétricas. Além disso, a Noruega pretende triplicar sua capacidade de energia eólica até 2020, aplicando $ 3 bilhões de dólares no setor.

O anúncio de banir carros movidos com combustíveis fósseis foi recebido com animação nas redes sociais. Elon Musk, presidente executivo da empresa norte-americana de carros elétricos Tesla Motors, que produz carros elétricos, postou em seu twitter elogiando a iniciativa. “Acabei de ouvir que a Noruega vai proibir novas vendas de carros movidos com combustíveis fósseis em 2025. Que país incrivelmente impressionante. Vocês são demais!”, escreveu ele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *