Noruega terá primeira “cidade de aeroporto” mantida por energia renovável

Noruega terá primeira “cidade de aeroporto” mantida por energia renovável (Divulgação / OAC)

A Noruega será a sede da primeira “cidade de aeroporto” mantida por energia renovável: a Oslo Airport City (OAC). O projeto ficará próximo ao aeroporto internacional de Olso, na capital norueguesa, e usará apenas da energia gerada dentro da própria cidade.

A OAC pretende ser a cidade mais sustentável do mundo. Ao utilizar somente a energia renovável produzida por lá, o uso  do combustível fóssil será reduzido..

Oslo pode parecer longe, mas a localização é estratégica para os idealizadores do projeto. O aeroporto de Oslo espera que seus funcionários dobrem até 2050, e a nova cidade pode ser um local perfeito para abrigar os novos moradores.

A “cidade de aeroporto” começara a ser construída em 2019 e a  conclusão da primeira fase de obra está prevista para 2022. Com a ajuda das tecnologias “verdes” e o baixo consumo de carbono, a ideia é que o local também venda a energia excedente para grandes prédios e empresas próximos.

O projeto segue a tendência global das “aerotrópolis”, áreas urbanas localizadas ao redor de terminais aéreos com postos de trabalho, comércio, hospedagem e entretenimento. O termo foi criado pelo acadêmico norte-americano John Kasarda para denominar modelos de cidades do futuro com a economia centrada na aviação.

A nova cidade vai ficará a uma distância de 19 minutos de trem de Oslo, capital norueguesa (Divulgação / OAC)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *