Nova tecnologia permite a investigação de incêndios usando Realidade Virtual

Os famosos óculos de Realidade Virtual deixaram de ser usados apenas para fins recreativos e agora são mais um instrumento para ajudar bombeiros a combater incêndios e investigar as causas que levam ao alastramento das chamas.

O sistema inteligente RiVR, escaneia um local acometido por um incêndio  tirando fotos em 360 graus e recria a cena em realidade virtual. Na experiência, quem está com os óculos enxerga todo o cenário e pode examinar objetos para descobrir a possível causa das chamas.

O mecanismo está sendo testado pelo governo americano para treinar policiais e futuros bombeiros, além de estar disponível para equipes de perícia.

Visão através da fumaça

Outra tecnologia que ajuda bombeiros e autoridades em incêndios é a lente C-Thru da Qwake Technologies dotada de visão raio-x. Diferente dos óculos VR utilizados em ambientes controlados, o capacete com lente especial foi desenvolvido para ser utilizado durante combates reais de fogo.

Quando encaixada no capacete de bombeiro, a lente produz um esboço dos objetos permitindo que esses profissionais vejam o que está na frente deles, mesmo quando a visibilidade é anulada pela fumaça.

Veja o equipamento em funcionamento:

O C-Thru funciona sobrepondo a visão computacional ao ambiente do usuário em tempo real, fornecendo ao bombeiro apenas as informações que eles precisam, como saídas mais próximas, janelas e escadas. Após testes, bombeiros da Califórnia aprovaram o equipamento, alegando que o mesmo acelerou em três vezes o serviço de resgate durante incêndios reais.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, inovações como essas dão novo propósito para equipamentos antes utilizados para o lazer. “Existem centenas de outras aplicações possíveis para tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Muitas tecnologias que hoje são utilizadas para o entretenimento podem evoluir e se transformar em aliadas na resolução de problemas de grande impacto social.”, conclui.

1 comentário sobre “Nova tecnologia permite a investigação de incêndios usando Realidade Virtual”

  1. Ontem postei sobre o óculos de realidade Virtual para fins mais específicos ,como ver apto,minha casa,segurança ,etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *