Novo golpe faz caixas eletrônicos liberarem dinheiro

Caixa eletrônico sofre ataque na Europa

Caixas eletrônicos sofrem ataque na Europa

Um novo tipo de golpe está focando os caixas eletrônicos europeus. Com um programa malicioso (malware) especial, hackers estão conseguindo invadir os sistemas dos bancos, acessar os caixas eletrônicas e fazer com que esses liberem enormes quantidades de dinheiro de uma única vez, segundo o portal BBC.

Os ataques, batizados de “touchless jackpotting” (“saque sem contato”, em tradução livre), não exigem que o criminoso utilize cartão ou senha. A empresa russa de segurança online IB explicou a BBC que os hackers conseguem programar os caixas para liberar o dinheiro de forma simultânea em horas predeterminadas. Os criminosos conseguem retirar até US$ 400 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) em cada ataque.

“O novo método está sendo praticado por alguém que tem acesso ao sistema central do banco e infecta comunidades inteiras de caixas de forma simultânea, consequentemente multiplicando a quantidade de dinheiro que consegue roubar em pouco tempo”, afirmou a BCC Alan Woodward, especialista em segurança online da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha. Para Woodward, descobrir os criminosos nesse tipo de crime é ainda mais difícil, devido ao fato de eles coletarem o dinheiro pessoalmente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *