Novo sistema operacional do Google mira Internet das Coisas

Google está trabalhando em novo sistema operacional

Google está trabalhando em novo sistema operacional

O Google está trabalhando num novo sistema operacional (OS), o Fuchsia. Diferentemente do Chrome OS e do Android, o Fuchsia funciona com código aberto e, embora não haja nenhum comunicado oficial, devido aos investimentos do Google no dispositivo Google Home, rival da Amazon Echo, o mais provável é que o sistema operacional seja conectado a dispositivos de casa, como eletrodomésticos inteligentes. Esse tipo de conexão seria uma grande vantagem competitiva por conta do avanço da Internet das Coisas.

Segundo o portal Engadget, o núcleo do novo OS inclui características mais maduras e um modelo de segurança mais completo. O Fuchsia suporta gráficos avançados tanto ARM quanto Intel. O Google também utilizou sua própria linguagem de programação, a Dart, para o sistema operacional. Essa linguagem tem interface construída em Flutter, voltado para dispositivos de alta performance, como o Android e o iOS.

Outra possibilidade é que o Fuchsia unifique os outros dois sistemas operacionais do Google, o Chrome OS e o Android. Isso seria útil em casos em que seja necessária uma eficiência maior em pequenos dispositivos, como o smartwatch Android Wear, e a empresa vem mostrando interesse na ideia há alguns anos.

A inspiração para o novo sistema foi o Magenta, outro projeto de sistemas do Google. O Magenta é um núcleo normalmente utilizado em dispositivos simples, com capacidades de hardware baixas e tarefas diretas, diferentemente do foco do Fuchsia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *