Novo trem chinês usa trilho pintado no chão para se mover

Novo ônibus inteligente chinês é autônomo e funciona com “trilhos virtuais”

A nova aposta chinesa para o transporte público no país é uma mistura de trem e ônibus, criado pela empresa CRRC, e que se locomove de forma autônoma. Chamado de Autonomous Rail Rapid Transit (ART), ou Trânsito Rápido de Trilho Autônomo, o veículo necessita apenas de uma linha pintada de branco no chão para saber qual trajeto seguir, semelhante a um trilho de trem. Os primeiros testes estão sendo realizados e o veículo deve estreiar na cidade de Zhuzhou em 2018.

Segundo o portal Mashable Tech, o ART é modular, com diversos vagões acoplados uns aos outros. Semelhante a um ônibus, o veículo pode circular em ruas e estradas, desde que as linhas brancas tenham sido pintadas no trajeto, para que os sensores especiais instalados na sua dianteira sejam capazes de reconhecer o caminho a ser percorrido, sem precisar de um motorista. O engenheiro-chefe da CRRC, Feng Jianghua, diz que é “como ter um trilho virtual para o veículo”.

O ART tem capacidade para transportar até 300 passageiros no momento, mas mais vagões podem ser acrescentados ao veículo conforme a necessidade. O veículo também é considerado muito mais barato do que trens de metrô, já que precisa de menos infraestrutura para funcionar. A construção do veículo é estimada em US$ 2 milhões, enquanto a construção de um trilho de metrô chega a US$ 102 milhões por quilômetro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *