Novos recursos tecnológicos prometem revolucionar o setor de saúde

O Healthcare Technology Report anunciou recentemente os 50 principais CEOs de tecnologia de saúde de 2022 a nível global. A lista deste ano inclui uma ampla variedade, com alguns dos executivos mais talentosos do setor de tecnologia de saúde. Eles lideraram suas empresas no avanço e na revolução de soluções de saúde, pensando em inovações que otimizassem a experiência do paciente, plataformas de software, dispositivos médicos, terapêuticos e outras áreas.

“O anúncio é bastante oportuno, pois os últimos dois anos foram marcados por uma grave crise mundial de saúde. Ventiladores, circuitos respiratórios e outras inovações transformaram o setor e ajudaram muitas pessoas nesse período pandêmico. Além disso, as tecnologias de saúde abrangem todos os dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas projetados para agilizar as operações de saúde, reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento”, afirma Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.

Ao olhar para os próximos anos, Inteligência artificial (IA), blockchain, pesquisa por voz, chatbots e realidade virtual estão entre as tecnologias de saúde mais promissoras. Confira a seguir um panorama de como a tecnologia deverá contribuir com o segmento.

 

Otimização do atendimento e das experiências do paciente

O uso da tecnologia para medir e capturar dados em todo o sistema de atendimento ao paciente oferece às organizações de saúde uma visão geral de seu desempenho. A tecnologia também ajuda a automatizar essa medição para que as organizações possam revisar continuamente seus resultados, identificar problemas que precisam ser corrigidos e descobrir maneiras de aprimorar o atendimento e a experiência do paciente.

 

Troca de informações em tempo real

De médicos a pacientes, diferentes grupos precisam ter acesso aos registros de saúde da população. Com as novas tecnologias, que facilitam a padronização e o armazenamento seguro de registros digitais de pacientes, mais organizações estão integrando seus dados para que pessoas autorizadas possam acessar os registros.

 

Flexibilidade para pacientes e médicos

A tecnologia de telemedicina e os portais de pacientes contribuem  para que as pessoas possam se comunicar com os profissionais de saúde sem sair de casa, otimizando o tempo de ambos.

 

Tecnologia de IA na área da saúde

Muitos esforços atuais para incorporar a inteligência artificial na área da saúde estão focados no suporte à decisão clínica e na descoberta de insights úteis de grandes coleções de dados. As organizações de saúde acumularam tantos dados que seria impossível analisá-los sem ajuda da Inteligência Artificial (IA). As ferramentas habilitadas para IA podem filtrar os grandes e complexos conjuntos de dados gerados a partir de registros eletrônicos, notas, imagens, sensores e dispositivos para encontrar tendências que possam melhorar o atendimento ao paciente.

 

Segurança dos dados e informações

A tecnologia Blockchain no setor de saúde oferece uma maneira centrada no usuário para que as informações de saúde sejam coletadas, verificadas e compartilhadas com segurança. A maioria dos sistemas blockchain fornece um livro de registros transparente e distribuído que não pode ser alterado sem que as mudanças sejam registradas. A tecnologia pode ser usada para anonimizar e proteger os dados do paciente, além de fornecer total transparência e interoperabilidade em diversos sistemas de saúde distribuídos e altamente fragmentados.