O futuro da alimentação nas mãos de um robô

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, foram incumbidos de desenvolver um robô que ajude na tarefa de alimentar a humanidade, tendo em vista o crescimento da população mundial previsto para os próximos anos. Mais que auxiliar o trabalho dos agricultores, os cientistas conseguiram desenvolver uma máquina capaz de substituir o trabalho manual na agricultura.

O Vinobot é um pequeno robô semelhante ao rover de exploração espacial desenhado pela Nasa. Para funcionar perfeitamente, o Vinobot deve permanecer conectado a uma torre movida à energia solar que monitora, de cima, plantações inteiras. Dotada de câmeras 3D, a torre faz um escaneamento da área plantada e busca por aspectos negativos, como pestes ou folhas secas.

Uma vez identificado algum problema, a torre manda o sinal para que o Vinobot possa agir. O pequeno robô vai até o local designado e começa a realizar uma série de testes, envolvendo não apenas a planta, mas também o solo a sua volta, a incidência de luz solar no local e tudo que possa contribuir para um diagnóstico perfeito sobre o que afeta a plantação.

Por enquanto, o Vinobot está sendo testado apenas para monitorar safras de milho, mas seus criadores já garantiram que o sistema pode ser replicado em qualquer tipo de plantação, basta programar o robô com as especificações de cada tipo de plantio a ser monitorado.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *