O futuro das ruas no plástico

Uma startup britânica está encabeçando um projeto com o governo do Reino Unido para transformar garrafas plásticas e outros objetos recicláveis em pavimento para as ruas da capital.

O projeto visa diminuir e até mesmo erradicar o uso de derivados de petróleo no processo de asfaltagem, usando um material mais duradouro e que é produzido e descartado em massa: o plástico.

O engenheiro escocês que desenvolveu o material a ser usado na pavimentação revelou que sua ideia era resolver dois problemas por meio de uma solução única. Acabar com a incorreta destinação do lixo plástico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade das ruas de Londres, uma cidade que enfrenta chuvas constantes.

A inspiração surgiu de uma “gambiarra” muito comum nas ruas de Nova Delhi, na índia. Quando surgia algum novo buraco nas ruas da cidade, civis o cobriam com uma mistura de plástico derretido –garrafas pet e sacolas plásticas – uma forma provisória de conserto. Daí, surgiu a ideia de desenvolver o produto para uso em larga escala.

O uso como revestimento de ruas tem uma boa relação custo benefício, uma vez que é um material durável e é impermeável, menos suscetível a buracos, e econômico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *