Óculos inteligentes diminuem estresse do usuário

O grupo Safilo, um dos maiores fabricantes de óculos de sol e quadros ópticos no mundo, iniciou uma parceria com a Interaxon, empresa canadense de tecnologia de leitores de ondas cerebrais, para desenvolver óculos capazes de ajudar o usuário a relaxar e a aliviar o estresse.

Segundo seus fabricantes, o aparelho SafiloX foi feito para juntar as tecnologias mais avançadas de detecção de ondas cerebrais e treino cognitivo e aplicá-las no dia a dia dos consumidores. Os óculos possuem tecnologias EEG e EOG (tecnologias de leitura da atividade cerebral), além de outros tipos de sensores, para captar o estado da saúde mental de seu usuário e prover um relatório detalhado e com dicas de atividades e exercícios para relaxar.

O relatório pode ser acessado por meio de um aplicativo feito especialmente para a função, que se conecta ao dispositivo por Bluetooth. Com um comando do app, os óculos podem projetar sons relaxantes, como o canto de pássaros ou o barulho de ondas. Alguns dos exercícios que o aparelho traz para o usuário incluem não se distrair quando determinado som é tocado, para treinar e manter o foco em suas atividades.

Veja também: Startup desenvolve tecnologia para auxiliar pessoas com deficiências visuais

Cada par de óculos conta com uma bateria recarregável com duração de oito horas e suas lentes podem ser ajustadas para receberem grau, conforme a recomendação de um oftamologista. As empresas advertem, no entanto, que o dispositivo não foi feito para a realização de atividades físicas, mas para ser usado em momentos de descanso.

Nicola Belli, diretor de inovação da Safilo Group no Brasil, explicou ao portal Exame que atletas profissionais são o público-alvo do projeto, pois precisam de momentos de foco e concentração antes de entrar em competições, mas que estudantes também podem se beneficiar do aparelho. “O impacto que esperamos ver com esse produto é entregar um novo benefício, mostrar às pessoas uma nova razão para comprar óculos. Se as pessoas conseguirem ter vidas melhores com ele, isso seria um sonho”, afirmou Belli.

Veja mais: Óculos registra atividades físicas 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *