Oito invenções de grande impacto criadas em 2020

Todos os anos, a revista TIME elabora uma lista das invenções de maior impacto e originalidade surgidas durante o ano. Editores e correspondentes em todo o mundo indicam as inovações que mais chamaram sua atenção. As indicações são avaliadas pelos critérios de originalidade, criatividade, eficácia, ambição e impacto.“São inovações que, grandes ou pequenas, já estão mudando e melhorando a vida de todos”, diz Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas. 

Entre as 100 inovações listadas este ano, estão ideias para melhorar a acessibilidade, a conectividade, recursos de inteligência artificial (IA), realidade aumentada, ferramentas para educação, entretenimento e finanças e dispositivos para a saúde e cuidados médicos.

Entre elas, selecionamos oito. 

  1. Tom’s of Maine Recyclable Tube

Anualmente, 20 bilhões de tubos de pasta de dentes são descartados no mundo. A combinação de diferentes plásticos laminados e uma camada de alumínio com que são feitos faz com que não possam ser reciclados por métodos convencionais. Desenvolvido pela Tom’s ofMaine, uma subsidiária da fabricante de produtos de higiene Colgate-Palmolive, o tubo reciclável usa vários tipos de polietileno de alta densidade, material usado em  garrafas de plástico recicláveis.

  1. Skysource WEDEW

Um gerador móvel que produz água potável usando ar. Restos de vegetais e animais, como lascas de madeira ou cascas de nozes, são aquecidos e liberam vapor de água, que é condensado pelo gerador e transformado em água potável. O sistema possui um compartimento de armazenamento de bateria e um módulo de refrigeração.

  1. Fairphone 3+

A holandesa Fairphone está produzindo celulares comminerais de zonas livres de conflito e cadeias de abastecimento mais responsáveis. Feitos com 40% de plástico reciclado, o modelo tem peças substituíveis e vida útil prevista de cinco anos. O design facilita reparos, como a troca da bateria ou tela, ou até mesmo atualizar a qualidade da câmera com uma chave de fenda.

  1. Clima TRACE

A ferramenta de análise ambiental usa uma combinação de aprendizado de máquina, imagens de satélite infravermelho e modelagem computacional avançada para rastrear poluidores em tempo real em todo o mundo. As informações coletadas poderão ser acessadas em um portal online que permitirá verificar se os governos em todo o mundo estão honrando os compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa.

  1. CasusGrill

churrasqueira portátil, descartável e biodegradável é feita com papelão, bambu e pedra de lava. Uma caixa de papelão desmontável ajuda a reter o calor, as pedras vulcânicas dispostas em volta mantêm a temperatura e o isolamento térmico e os briquetes de carvão são feitos por um composto natural com uma tecnologia que dispensa produtos inflamáveis para acendê-los.

  1. CuteCircuit SoundShirt

A SoundShirt é uma camiseta que traz a música para o corpo. Equipada com 30 mini dispositivos táteis, que vibram de acordo com o que está sendo tocado, possibilita sentir fisicamente a música. Frequências mais baixas de instrumentos como tambores são sentidas no abdômen inferior, enquanto sons de instrumentos como flautas e violinos vibram no peito, braços e ombros.

  1. Lexon Oblio

A estação sem fio carrega a bateria do celular ao mesmo tempo em que higieniza o aparelho. Ela usa luz UVC, matando 99% das bactérias em 20 minutos. Uma providência muito útil em meio à atual pandemia. Um estudo recente concluiu que os celulares podem ter mais de 17.000 cópias de genes bacterianos em sua superfície, mais bactérias do que um assento de banheiro.

  1. Beewise Beehome

Um refúgio para abelhas com inteligência artificial. Usando robótica de precisão e IA, a colmeia monitora as abelhas 24 horas por dia, contribuindo para reduzir doenças, problemas causados pela variação de temperatura e otimizando o uso de pesticidas. Assim, é possível dobrar a capacidade de polinização e de produção de mel.

Além destas, há mais 92 inovações selecionadas este ano pela Time.