Os bancos na era da carteira digital

Tecnologia de carteira digital deve chegar no Brasil ainda este ano

Tecnologia de carteira digital deve chegar no Brasil ainda este ano

Em entrevista ao portal Exame, Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) diz que os smartphones vão se tornar carteiras digitais e substituirão os cartões de plástico nas compras em lojas físicas. Eles servirão, comenta, até mesmo para pagar passagens em transporte público.

Nos Estados Unidos, as carteiras digitais já estão em uso: a Apple lançou a Apple Wallet e  Samsung, o Samsung Pay. As duas empresas estão em fase de negociação para trazer para o Brasil, ainda este ano, suas carteiras digitais. Os pagamentos  são realizados por uma tecnologia chamada NFC, presente principalmente nos smartphones mais caros, e promove uma comunicação segura com o terminal de pagamentos da loja física, dispensando o uso do cartão tradicional.

Segundo o executivo, há a possibilidade de os bancos investirem nessa tecnologia, devido ao grande uso de smartphones e tablets no Brasil para pagamentos e transações financeiras.  Segundo  pesquisa da FEBRABAN, as transações bancárias por celulares e tablets tiveram crescimento de 138% em 2015, ao chegar a 11,2 bilhões de operações, ante as 4,7 bilhões em 2014. As movimentações bancárias feitas por internet banking e mobile banking atingiram 54% do total. O estudo contou com a participação de 17 bancos, 93% dos ativos do setor no País.

Para Gustavo Fosse, um dos motivos para o crescimento do uso de canais digitais para transações financeiras é o aumento do acesso à internet no País, que hoje chega a 56% da população brasileira. Ele lembra que os bancos têm funcionado como um importante indutor em inovações tecnológicas. Atualmente, o Brasil é o 7º lugar em gastos com tecnologia da informação no setor bancário e é o país entre os BRICs que mais investe em TI proporcionalmente ao tamanho da economia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *