Pesquisadores criam esponja que absorve petróleo

petroleo

(US Coast Guard Photo/Alamy Stock Photo)

Impacto ambiental causado pelo derramamento de petróleo é um dos que mais preocupam no mundo. Um grupo de pesquisadores do Argonne National Laboratory criou uma esponja que pode ajudar a limpar acidentes envolvendo o óleo, segundo o portal Gizmodo. A esponja, explicou o líder da pesquisa, Seth Darling, é feita de plástico poliuretano ou poliimida e revestida com moléculas de silano. Ela absorve até 90 vezes seu próprio peso.

Depois do uso, é só despejar o conteúdo dela em um local seguro e, pronto, a esponja já pode ser reutilizada. Esse reuso é a maior diferença do produto em relação a outros usados nessas situações, os chamados “sorbents”, que só podem ser usados uma vez.

O portal News Scientist afirma que, para testar a validade do novo produto, o time criou uma rede de placas quadradas da esponja, que foram colocadas dentro de sacos com canais furados. Esses sacos cheios de esponja foram suspensos sobre uma piscina especialmente projetada para respostas emergenciais em caso de derramamento de petróleo. As esponjas, então, foram postas em contato com petróleo cru, para testar sua capacidade de absorção. Posteriormente, elas passaram por um espremedor para remover o óleo da água e o processo foi repetido por vários dias.

“O novo material funcionou melhor do que a espuma não tratada ou o sorbent comercial”, disse Darling ao News Scientist. “Em um mundo ideal, você teria quantidades dessa espuma armazenadas em locais costeiros onde há grande tráfego marítimo ou plataformas de petróleo, prontos para quando um derramamento acontecer.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *