Pesquisadores ensinam robô a brincar com peças de Lego

Robô aprende a brincar com Lego (Imagem de divulgação)

Robô aprende a brincar com Lego (Imagem de divulgação)

Pesquisadores da Freiberg University of Mining and Technology da Alemanha conseguiram fazer com que robôs aprendessem a brincar com peças de Lego ao observar outras pessoas realizando a atividade. O portal News Scientist explica que o responsável pelo projeto, David Vogt, e seus colegas construíram um braço robótico industrial e o conectaram a uma câmera Kinect, capaz de captar movimentos. O robô foi colocado para observar humanos construindo um foguete feito com as peças do brinquedo. Após apenas uma sessão, o robô foi capaz de se juntar a um humano para recriar o objeto.

O projeto é um entre vários que exemplificam como robôs podem aprender novas funções e tarefas apenas observando o comportamento humano e será apresentado na Conferência Internacional de Robôs Humanoides este mês, em Cancun. Outro exemplo de robô que aprendeu pela observação é o da Universidade de Maryland, que aprendeu a cozinhar assistindo vídeos no Youtube.

Vogt acredita que o aprendizado que se dá ao observar ações humanas pode tornar os robôs mais hábeis nas fábricas, como ter a ferramenta correta pronta quando o operador humano precisar sem que uma ordem seja necessária. Heni Ben Amor, participante do projeto, acredita que o trabalho cooperativo entre humanos e robôs deve reduzir o estresse nos trabalhadores. “Idealmente, humanos e robôs juntos devem ser capazes de fazer coisas que não conseguiriam se estivessem sozinhos”, diz.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *